Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Maria Abadia Marques Ferreira

Eu nasci no ano de 1957 na fazenda borrachudo, no povoado rural do sertão do município de Alto Paraiso de Goiás. Para onde meus obtiveram um espaço para “viver na terra”. No entanto, meus pais são remanescentes da região de quilombos Kalunga, localizados entre os municípios de Cavalcante, Teresina e Monte Alegre. Minha mãe, hoje bastante conhecida na cidade de alto Paraíso de Goiás como Dona Severa, tem seu nome de registro Severina Ferreira da Costa. Ela não sabe especificar onde nasceu, o que tem clareza é que foi criada por sua mãe Rufina e seu Padrinho Nicolau, um Africano que veio da região da Bahia, era esposo de minha tia - avó Ana, moravam todos juntos. Já meu pai José Marques Moura, era filho do meu Avô Benicio de Moura Santos e Vó Joana Moura, Que morava no vão das almas (Quilombo Kalunga em Cavalcante), a partir de 1940 eles migraram de la para as fazendas na região de alto paraíso de Goiás, para onde foram ocupando terras, montando as fazenda de são Pedro e são Ricardo e constituindo famílias que se expandiu na região Sertânia, do povoado do moinho e na parida, e o no povoado do sertão.

rua da fraternidade lote 07 quadra 56 casa 1, casa 1 , Paraisinho, 73770-000, Alto Paraíso de Goiás, GO

Descrição Detalhada

Eu nasci no ano de 1957 na fazenda borrachudo, no povoado rural do sertão do município de Alto Paraiso de Goiás. Para onde meus obtiveram um espaço para “viver na terra”. No entanto, meus pais são remanescentes da região de quilombos Kalunga, localizados entre os municípios de Cavalcante, Teresina e Monte Alegre. Minha mãe, hoje bastante conhecida na cidade de alto Paraíso de Goiás como Dona Severa, tem seu nome de registro Severina Ferreira da Costa. Ela não sabe especificar onde nasceu, o que tem clareza é que foi criada por sua mãe Rufina e seu Padrinho Nicolau, um Africano que veio da região da Bahia, era esposo de minha tia - avó Ana, moravam todos juntos. Já meu pai José Marques Moura, era filho do meu Avô Benicio de Moura Santos e Vó Joana Moura, Que morava no vão das almas (Quilombo Kalunga em Cavalcante), a partir de 1940 eles migraram de lá para as fazendas na região de alto paraíso de Goiás, para onde foram ocupando terras, montando as fazenda de são Pedro e são Ricardo e constituindo famílias que se expandiu na região Sertânia, do povoado do moinho e na parida, e o no povoado do sertão.